segunda-feira, 20 de julho de 2009

CICLO DE DISCUSSÕES

Teatro Contemporâneo: O Limite é um Trampolim.

Adorno, em sua obra A Teoria Estética, dissolve uma idéia tradicional nos estudos estéticos: a dicotomia entre forma e conteúdo. Em tal obra, apresenta que “a forma da obra de arte é conteúdo social sedimentado”. Dessa forma, os problemas não resolvidos da realidade, as contradições do real, entre força produtiva e relação social de produção, em suma, os antagonismos da sociedade “retornam às obras de arte como problemas imanentes da sua forma”, inscrevem-se na estrutura interna da obra artística como problemas imanentes a serem resolvidos.
Partindo desse pensamento, pretendemos com o “Ciclo de Discussões: Teatro Contemporâneo: O Limite é um Trampolim” o desencadear de reflexões edificadas sobre os caminhos pelos quais segue o fazer teatral nesse início de Século XXI, e as implicações éticas e estéticas que influenciam e, ao mesmo tempo, são influenciadas por tais caminhos.
Vale ressaltar que entendemos que no fazer artístico experimental torna-se incoerente a utilização do termo limite, uma vez que esse fazer edifica-se sobre o campo minado da experimentação, onde o pisar sobre uma mina não se configura em limite, mas sim em salto para o desconhecido.
Propomos que o Ciclo de Discussões seja dividido em quatro encontros que aconteçam logo após o espetáculo (com aproximadamente 60 minutos de duração). Para cada encontro pretendemos uma temática distinta, em que as discussões serão conduzidas por um convidado também diferente a cada dia. Somente os espectadores que assistirem ao espetáculo no dia em questão serão convidados para participar das discussões.
Pretendemos tratar dos seguintes temas nas diferentes discussões, conduzidas pelos seguintes convidados, respectivamente:

DIA 09/08: ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A supressão das fronteiras entre as linguagens artísticas.

Convidada: Cibele Forjaz.

DIA 16/08: TEORIA TEATRAL: Teatro Pós-Dramático?

Convidado: a confirmar.

DIA 23/08: DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA: Novas Gramáticas.

Convidada: Marici Salomão.

DIA 30/08: TEATRO E PEDAGOGIA: O fazer teatral entre os muros da escolae sua relação com a produção teatral contemporânea.

Convidada: Maria Lúcia de Souza Barros Pupo.

Nenhum comentário: